O tamborete e a internet


Ao que parece a cidade de Sousa está presenciando a “sensação” desse período eleitoral, trata-se dos comícios tamborete, promovido pelo candidato a Deputado Estadual do PMDB, o ex-prefeito de Sousa, Salomão Gadelha. As pessoas parecem se identificar com o jeito simples de como os discursos são proferidos com o candidato em cima de um tamborete, à velha moda nordestina, deixando de lado, os agora ultrapassados, Trios Elétricos com seu barulho ensurdecedor. No bairro Jardim Iracema, periferia da cidade de Sousa, uma verdadeira multidão se rendeu a boa oratória e a forma quase fantástica de Salomão Gadelha falar diante as pessoas que vinham de muitas partes, para esse encontro simples que sequer tinha sido anunciado com antecedência. Fazia lembrar os antigos comícios de Zé Gadelha, Antônio Mariz, dentre outros importantes políticos locais, pela capacidade de despertar nas pessoas interesse pelo discurso político, tão depreciado e desacreditado atualmente. A empolgação ganha seu ápice quando é gritado a frase que é um dos seus slogans de campanha: “o doido voltou!” Nesse momento há gritos, aplausos, euforia pura.
Pessoas atentas, faces compenetradas, olhares mirados no candidato que parece hipnotizar de tanto carisma e popularidade, é Salomão Gadelha que parece estar num dos seus grandes momentos como homem público, pois se vê à distância sua disposição, seu apego e sua capacidade surpreendente de levar as pessoas, sobretudo as mais humildes, uma mensagem de esperança, apoio, amor e coragem. Entre aplausos e adesões, os pontos altos do comício, as frases de efeito, eram levadas via telefone aparentemente longe dali onde era postada no microblog, que é febre atualmente, o Twitter: nesse momento Salomão surpreende mais uma vez, une o velho e o novo, o tamborete e a internet. Pessoas que mesmo sem saber direito o que é essa ferramenta de comunicação, sabem que estão sendo lembradas e que estão “na moda” estão na internet. São senhoras, senhores, mulheres, jovens, crianças que saem de suas casas levadas pela vontade de saber o que há, saber algo a respeito do tão falado comício tamborete.
Ao que vejo, os holofotes desta campanha eleitoral estão mesmo para esse sousense que, de forma simples, contudo atual arrebanha gente aonde quer que esteja, intitulando a si mesmo de doido, de entusiasta, quebrando o gelo e deixando as pessoas acreditarem que um sonho de cidadania é possível.



Por Jackson Queiroga do Sousaemfoco

5 comentários:

Aline Gadelha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aline Gadelha disse...

Adorei a postagem,fiquei curiosa em saber sobre como é esse comício tamborete.Muito bom! Isso faz com que se veja um pouco mais de perto o rosto de quem sofre tanto por uma vida bem melhor e ,além disso,faz com que aqueles tais comícios extravagantes com trios imensos e distância quase que total da população,se façam sem sentido e... "fora de moda".Muito bom o blog,vou seguir!

Anônimo disse...

O texto está fantástico e repleto de emoção. Parabéns para você, e para este Gadelha que a cada dia reinventa um modo de fazer política. É a união do novo e do velho, da tradição com a vanguarda!!!

MARIA DO SOCORRO ABRANTES SARMENTO disse...

FIQUEI SABENDO QUE MARIA ALICE DEU UM SHOW.
PARABÉNS!

MARIA DO SOCORRO ABRANTES SARMENTO disse...

ACREDITO QUE GRANDES VULTOS DA HISTÓRIA SOUSENSE COMO ZÉ GADELHA, ZABILO,ANTÔNIO MARIZ,JÁ UTILIZARAM O TAMBORETE.

Postar um comentário