Cajazeiras: Adolescente morre com meningite meningocócica no Sertão e médico não descarta surto


Uma adolescente de 16 anos morreu na manhã desta quinta-feira (2), vítima de meningite meningocócica, considerada a forma mais grave da doença, no Hospital Regional de Cajazeiras.

A adolescente, identificada até o momento por Maria deu entrada no hospital, na última terça-feira, com o parecer de Dengue Hemorrágica. O médico que atendeu Arturo Novalles realizou vários exames e detectou que ela tinha meningite meningocócica.

O médico não descartou a possibilidade de um surto de meningite, porque a menina teve contato com várias pessoas, em sua cidade Bernardino Batista, sertão paraibano. Segundo o médico a situação preocupa e exige atenção por parte das autoridades.

O filho da adolescente, um bebê, está internado no hospital Regional de Cajazeiras com os mesmos sintomas apresentados pela mãe, na ultima-terça feira, mas ainda os médicos não confirmaram que também este é um caso de meningite meningocócica.

O que é a meningite?

A meningite se caracteriza pela inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. É uma doença infectocontagiosa que pode ser causada por fungos, vírus e bactérias como meningococo e pneumococo.

Os sintomas básicos são: febre alta, mal-estar geral, dor de cabeça, vômitos e rigidez na nuca. Nos casos mais graves, pode haver também convulsões. Crianças costumam apresentar ainda choro intenso.

A meningite meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningitidis ou Neisseria intracelullaris. O meningococo é uma bactéria do tipo diplococo que só causa a doença no homem, não infectando outros animais.

A transmissão é feita através de contato direto com secreções da garganta ou do nariz de pessoas portadoras ou convalescentes. Estas pessoas liberam os agentes etiológicos no ar que podem ser inspirados por outros indivíduos e causar a doença.

Abrantes Jr

1 comentários:

MARIA DO SOCORRO ABRANTES SARMENTO disse...

ESTE CASO É PREOCUPANTE.

Postar um comentário